Nossa história

A trajetória do Joyce Roysen Advogados começou há 30 anos a partir de um conceito pioneiro: buscar sempre as mais efetivas soluções, mesmo que elas estejam fora da atuação tradicional do Direito Penal. Por isso, incorporamos, desde o início do escritório, conceitos de compliance criminal e ESG em nosso trabalho, entendendo que o litígio é sempre o último recurso.

Nos casos em que a atuação contenciosa é necessária, a discrição é um dos nossos principais ativos. Estabelecemos como pilar norteador do nosso trabalho o zelo pela confidencialidade e o sigilo. Dessa maneira, atuamos ativamente para resguardar a imagem de nossos clientes, evitando qualquer exposição desnecessária, o que pode causar danos irreparáveis.

Estabelecemos, assim, um vínculo de confiança, credibilidade e respeito em todos os casos nos quais atuamos. Vínculo, este, que é hoje marca registrada do Joyce Roysen Advogados e um compromisso imutável com nossos clientes.

Além de advogados, a equipe do Joyce Roysen Advogados atua como mantenedora de um pedaço da memória de nossos clientes, alguns dos quais atendemos, sem interrupção, há mais de 25 anos.

Temos muito orgulho dos nossos 30 anos de história, das inovações e das conquistas, da nossa equipe e, principalmente, da relação de confiança e excelência que estabelecemos com o mercado, parceiros e clientes.

É fundado o Joyce Roysen Advogados, escritório com foco na assessoria penal ao mercado financeiro e grandes empresas. Desde o início, a banca foi pioneira, tanto por atuar na área que viria a ser conhecida como Direito Penal Econômico, quanto por ser comandado por uma das primeiras mulheres a se destacar na seara criminal.

A primeira sede do escritório era localizada na Avenida Faria Lima, coração do setor financeiro brasileiro, em contraste com as bancas mais tradicionais da época, que se concentravam no centro de São Paulo.

1993

Joyce Roysen torna-se membro do grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP).

1994

Joyce Roysen, concede entrevista para a Revista Exame São Paulo, com o tema “Feras do Direito”, onde aborda a evolução no mercado corporativo, bem como as advogadas à frente de grandes escritórios de advocacia.

O escritório inicia a sua tradição de presentear seus clientes e colegas com cartões de Natal elaborados com uma mensagem especial, que buscava sintetizar o sentimento para o ano vindouro. Ao longo dos anos, a ação tornou-se uma tradição do setor jurídico brasileiro.

2000

Próspero Milênio

2001

Felicidade

2002

Prosperidade

2003

Paz

O escritório tem importante atuação na “Operação Chacal”, emblemática investigação da Polícia Federal sobre suposta espionagem no setor de telecomunicações envolvendo concorrência comercial.

2004

Sucesso

O Joyce Roysen Advogados ganha destaque nacional ao atuar na “Operação Narciso”.

2005

Energia

A banca passa por sua primeira fase de expansão com a contratação de novos advogados e ampliação do espaço físico do escritório.

2006

Conquistas

O escritório e Joyce Roysen são listados entre os principais especialistas em Direito Penal do país na Análise Advocacia, o primeiro e mais relevante ranking brasileiro da advocacia.

2007

Harmonia

Em contínuo crescimento, o Joyce Roysen Advogados se muda para uma nova sede, na Rua Iguatemi, no centro financeiro de São Paulo e do Brasil.

É lançada a reedição de "Instituições de Direito Penal", obra clássica do professor Basileu Garcia originalmente publicada em 1951, após trabalho de quatro anos que contou com apoio do escritório desde o seu início. O projeto foi coordenado pela neta do autor, a advogada Denise Nunes Garcia, sócia da banca, em parceria com a Direito GV – Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

É lançado também o livro “Direito Penal Tributário”, contendo o capítulo “O tratamento penal do creditamento de ICMS por meio de documentos fiscais posteriormente considerados inidôneos”, de autoria de Joyce Roysen, Denise Nunes Garcia e Davi de Paiva Costa Tangerino.

2008

Renovação

2009

Equilíbrio

É inaugurada a segunda geração de sócios do escritório.

2010

Felicidade

Publicação, na Revista Poder do artigo intitulado “Elas chegaram lá”, destacando a relevante participação de Joyce Roysen no mercado.

Publicação da edição livro Top Lawyers Competition em que, juntamente com os maiores nomes da advocacia no Brasil, o escritório e Joyce Roysen receberam destaque.

Publicação do artigo “Histórico da Criminalidade Econômica”, de autoria de Joyce Roysen, na Revista Brasileira de Ciências Criminais, edição 42.

2011

Sabedoria

Publicação da Revista da IBA – International Bar Association – Competition Law Internacional contendo o artigo “Coutering Cartels in Brazil”, texto escrito em coautoria por Joyce Roysen, Fábio Lucato do escritório Joyce Roysen Advogados, bem como Mauro Grinberg e Ricardo Mattar, ambos do escritório Grinberg, Cordovil e Barros Advogados.

2012

Plenitude

O quadro de sócios é novamente ampliado com a entrada de Veridiana Vianna Chaim, que iniciou sua carreira no escritório como estagiária.

Entra em vigor a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), que estabelece objetivamente a responsabilidade administrativa e civil de que pratiquem atos contra a administração pública. A norma impulsiona programas de compliance anticorrupção e criminal no país, expandindo ações já praticadas pelo escritório junto a seus clientes com base em regulamentações internacionais.

2013

Consciência

O escritório tem atuação estratégica e de destaque na mais notória operação da Polícia Federal, a “Lava-Jato”, que teve início em março de 2014 e contou com mais de 80 fases operacionais.

2014

Sorte

Na esteira da Lei Anticorrupção, o escritório produz e divulga a primeira versão de “Código de Ética, Conduta e Compliance”, alinhando sua gestão interna às melhores práticas de seus clientes, dentro e fora do Brasil.

Revista Veja destaca os grandes criminalistas que integraram defesas importantes na Operação Lava Jato. Joyce Roysen aparece como pioneira na Faria Lima.

2015

Renovação

2016

Coragem

O prestigioso ranking internacional Chambers & Partners passa a listar a banca e a advogada Joyce Roysen entre os principais especialistas em Direito Penal Empresarial no Brasil.

As sócias Denise Nunes Garcia e Veridiana Vianna Chaim passam a figurar no ranking da Análise Advocacia entre as profissionais mais admiradas do Brasil no Direito Penal.

2017

Inspiração

A terceira geração de sócios do escritório é formada com a entrada de Claudia Bernasconi, Renata Bassetto e Edgard Nejm.

2018

Oportunidades

Publicação de obra coletiva sobre “Crimes Contra a Ordem Tributária”, coordenada por Gisele Barra Bossa e Marcelo Almeida Ruivo, contendo capítulo sobre “Indícios de corrupção e anulação de decisões pelo Carf”, redigido por Joyce Roysen e Mônica Coelho de Vasconcellos.

2019

Resiliência

Em razão da pandemia da Covid-19, o escritório passou a adotar o regime de home office para todos os seus integrantes, mantendo suas atividades em funcionamento, o atendimento aos clientes e o criterioso acompanhamento de processos e investigações criminais em todo o território nacional.

2020

Perseverança

Na esteira da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o escritório lança seu “Manual de Boas Práticas” para tratamento de dados, ampliando a sua gestão interna.

Joyce Roysen é destaque na publicação Análise Advocacia e consolida sua posição como a única mulher a ser admirada em todas as edições do ranking na área penal, além de ser, há 15 anos, ranqueada na banda 1 entre os criminalistas especializados.

2021

Engajamento

A banca é ranqueada entre os melhores escritórios em Direito Penal Empresarial do Brasil pela publicação internacional Leaders League.

2022

Altruísmo

Publicação na Revista International Comparative Legal Guides – Business Crime – Brasil, de artigo redigido por Joyce Roysen e Veridiana Vianna Chaim, sobre as regras dos crimes econômicos no Brasil, em comparação a outros países.

2023

Fraternidade

2024